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Diga Adeus ao Cigarro, Deixar de fumar

Espaço Saúde

Diga Adeus ao Cigarro

Espaço Saúde

Um dos vícios mais difíceis de ser combatidos, o tabagismo continua a fazer vítimas diariamente em todo o mundo. Mas qualquer pessoa pode parar de fumar, mesmo que já tenha tentado outras vezes, sem conseguir.

Pesquisas mostram que, a cada tentativa séria para se livrar do vício, o dependente fica mais próximo do sucesso, pois aprende com as dificuldades enfrentadas. E abandonar o tabagismo vale a pena!

Se parar de fumar agora:

  • Após 20 minutos: A pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
  • Após 2 horas: Não há mais nicotina no seu sangue.
  • Após 8 horas: O nível de oxigénio no sangue normaliza-se.
  • Após 2 dias: O olfacto e o paladar já percebem melhor os cheiros e os sabores.
  • Após 3 semanas: A respiração e a circulação ficam mais fáceis.
  • Após 5 a 10 anos: O risco de sofrer enfarte será igual ao de quem nunca fumou.
Passos para abandonar o vício:
  • Preparar-se mentalmente: ter a intenção.
  • Informar-se sobre o que fazer em termos práticos: transformar a intenção em acção.
  • Aprender a lidar com as recaídas: reforçar a acção com uma intenção firme.
Preparando-se para parar

Para que a sua intenção de parar fique clara, faça uma lista dos seus motivos, aqui ficam alguns exemplos.

Porque quero parar?

  • Quero melhorar a minha saúde
  • Não quero que os meus filhos se tornem fumadores
  • Tenho medo de ter cancro
  • Tenho medo de ter problemas no coração
  • Fumar é de mau gosto
  • Não gosto de ser dependente de nicotina
  • Causa mau cheiro
  • Quero poupar o dinheiro que gasto com o vício
Que prazer terei sem o cigarro?
  • Vou voltar a apreciar os cheiros
  • A comida terá mais gosto
  • Vou voltar a subir escadas sem perder o fôlego
  • Vou gostar mais de mim
Faça algumas mudanças inspiradoras
  • No ambiente: livre-se do maço de cigarros, cinzeiros e do cheiro de cigarros nos seus locais de trabalho, carro e casa.
  • Nos seus hábitos: não fume nos locais onde você passa muito tempo, como no trabalho ou no carro.
Métodos farmacológicos
  • Conheça os métodos cientificamente comprovados para ajuda-lo a parar de fumar:
  • Uso de Reposição de Nicotina na Forma de Adesivos ou Chicletes
  • Em forma de adesivo ou chiclete, a nicotina é absorvida pelo organismo através da pele ou da mucosa. É importante contar com orientação médica para definir o melhor método para o seu caso, a dose correcta e obter o melhor efeito do tratamento que tem por objectivo aliviar o desconforto causado pela abstinência – quando o cérebro não recebe a carga diária da droga com a qual se habituou ao longo dos anos de vício. Esta falta causa irritação, diminui a concentração, aumenta a ansiedade e pode causar sonolência ou o contrário, insónia. O incómodo é maior nas primeiras 4 a 6 semanas, fase em que se concentram as recaídas.
Porque é tão difícil parar
  • Que ninguém se iluda: a nicotina é uma droga poderosa para causar dependência. Atinge o cérebro em questão de segundos, causando sensações de prazer e relaxamento. De entre as mais de 4.700 substâncias contidas no fumo do cigarro, a nicotina não é a que mais mata ou gera doenças, mas é a que cria o vício. Ou seja: as pessoas fumam por serem dependentes da nicotina e adoecem ou morrem pelas acções das outras substâncias.
Para evitar recaídas

A maioria das recaídas ocorre nos 3 primeiros meses após parar de fumar. Não se deixe abater. Lembre-se: a maioria das pessoas tenta várias vezes antes de se livrar definitivamente do vício. Evite as seguintes situações para não ter uma recaída:

  • Evite ingerir bebidas alcoólicas
  • Evite conviver com outros fumadores
  • Evite frequentar locais para fumadores.