A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Only variable references should be returned by reference

Filename: core/Common.php

Line Number: 257

10 dicas para uma vida mais saudável.

Espaço Saúde

10 dicas para uma vida mais saudável.
Pequenos hábitos que podem fazer uma grande diferença

Espaço Saúde
  • Evite refrigerantes. O consumo de refrigerantes normais está relacionado com a diabetes e obesidade. Por outro lado, o consumo de refrigerantes sem açúcar (light, diet e zero) prejudica o funcionamento dos rins.
  • Distribua melhor as refeições ao longo do dia. Tente alimentar-se a cada três horas para evitar a redução do metabolismo e sobrecarga em determinadas refeições (principalmente à noite). Além disso, evite que o corpo entre na chamada fase de "reserva de energia", que é quando o organismo entende que, pelo jejum prolongado, precisa armazenar calorias, dificultando a perda de peso.
  • Aumente o consumo de líquidos ao longo do dia, preferencialmente água. A ingestão contínua de líquidos mantém o metabolismo em constante movimento, assim como a actividade das células corporais e o funcionamento do intestino. Não espere pela sede. Quando ela surge, é sinal de que o corpo já está desidratado.
  • Prefira alimentos integrais em substituição dos carbo-hidratos refinados. Os integrais demoram mais tempo a serem digeridos, promovendo assim um maior período de saciedade e um melhor funcionamento do intestino.
  • Não consuma alimentos muito calóricos no jantar, pois pode prejudicar o sono. Além disso, como o metabolismo fica mais lento à noite, o gasto de calorias nesse período será menor, podendo gerar um aumento de peso.
  • Pratique actividades físicas. Elas são fundamentais para promover a nossa saúde, aumentar a longevidade e diminuir o stress. Para quem tem mais de 35 anos, os exercícios físicos ajudam a manter a massa muscular, o que é importante porque parte do metabolismo depende da massa muscular.
  • Consuma apenas medicamentos sob orientação médica. Sem o acompanhamento profissional, as pessoas tendem a tomar medicação em excesso ou a deixar de tomar medicamentos que realmente precisam.
  • Durma bem. Para um sono mais tranquilo, evite: refeições pesadas à noite, cafeína depois das 17 horas e exercícios físicos extenuantes no período nocturno.
  • Tenha um hobby ou faça actividades de que goste bastante, saindo da rotina. É uma óptima forma de escapar do ciclo de pensamentos negativos e de manter a motivação.
  • Procure informação e ajuda para parar de fumar ou de consumir álcool em excesso. O cigarro é um factor de risco para inúmeras doenças e sobrecarrega muito o aparelho pulmonar e o sistema circulatório. Já o álcool, além de trazer problemas comportamentais, é bastante nocivo ao fígado e pâncreas, que são fundamentais para o nosso metabolismo.